Yeda Crusius participa de Workshop Internacional em Joinville

Crédito da foto: Rafael Bianchi Luz

Na última quinta-feira (10), a deputada federal Yeda Crusius (PSDB/RS) participou do VI Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e V Mostra de Produtos Tradicionais. O evento aconteceu na Univille – Universidade da Região de Joinville/SC. A parlamentar, que é membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados, compôs uma mesa redonda sobre políticas públicas para produtos tradicionais.

O Workshop Catarinense de Indicação Geográfica tem como objetivo geral discutir, aprofundar e disseminar a indicação geográfica (IG) a partir de uma visão multidisciplinar e desenvolvimentista, como instrumento jurídico de valorização e distinção de produtos, geração de renda, preservação do patrimônio cultural, de desenvolvimento regional multifacetado, organização da produção e criação de valor agregado. O evento promove o diálogo e a troca de experiências a partir da apresentação de trabalhos científicos, além da possibilidade de capacitações específicas por meio de oficinas. Já a V Mostra de Produtos Tradicionais buscou proporcionar aos participantes o conhecimento a respeito dos produtores e suas demandas, e dos produtos tradicionais do estado.

Crédito da foto: Rafael Bianchi Luz

Estiveram participando do debate juntamente com Yeda Crusius: o chefe do Serviço de Delimitação e Proteção dos Terroirs do Institut National de L’origine et de la qualité (INAO) da França, Sr. Gilles Flutet; o diretor do The Arava Institute for Environmental Studies de Israel, Me. David Lehrer; o assessor jurídico do Office of Policy and International Affairs (OPIA) U.S. Patent and Trademark Office (USPTO) dos Estados Unidos, Dr. John Rodriguez; o diretor Regional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Brasil, Me. José Graça Aranha; o secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura e da Pesca do Estado de Santa Catarina, Dr. Airton Spies; o diretor de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, Me. Carlos Cappelini; e o moderador da mesa redonda, professor Dr. Prof. Dr. Alberto Francisco Ribeiro de Almeida, da Universidade Lusíada do Porto/Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto – IVDP, de Portugal.

 

Texto: Por Izys Moreira – Ascom YC
Data da Notícia: 11/08/17

Deixe um Comentário