Em Congresso Internacional, Yeda Crusius reitera que o apoio do Bird foi importante para tirar o Rio Grande do Sul da crise

Foto: Ascom YC

Durante a sua palestra no VII Congresso Internacional “Revisitando o Direito Público”, a deputada federal Yeda Crusius (PSDB/RS) reiterou que o apoio do Banco Mundial (Bird) foi muito importante para tirar o Rio Grande do Sul da crise, durante o seu mandato como governadora do Estado. “Ao contar como eu gerenciei o pagamento de uma dívida que permitiu poupar bastante dinheiro, alongando essa dívida e com taxas de juros mais baixas, foi graças à ajuda do Banco Mundial”, explicou.

 

Foto: Ascom YC

No Congresso Internacional, que aconteceu na noite desta quinta-feira (28) no auditório da Escola Superior da Magistratura da AJURIS – Associação dos Juízes do RS em Porto Alegre, Yeda Crusius apresentou um painel sob o tema “Como Gerir o Endividamento Estadual – A Experiência de quem já Governou o Estado”. Enquanto governadora, a tucana também teve de lidar com o parcelamento de salários de servidores públicos e uma crise econômica assoladora no Estado. “Nós mostramos, durante a nossa gestão no governo, que era possível modificar o padrão de pagamento da dívida pública do Rio Grande do Sul, a maior em termos de receita, em termos de PIB, de todo o Brasil. Isso é uma história antiga. Só que o antigo não nos trai resultados, o moderno sim”, afirmou a deputada federal.

Em seu governo no RS, 2007-2010, Yeda Crusius apresentou um Programa de Reestruturação da Dívida Pública, com a prioridade de ajustar as receitas e despesas e que resultou no déficit zero. Para conseguir resultado inédito no RS e no país, a ex-governadora contou com o apoio e a parceria do Banco Mundial. Por intermédio de seu diretor no Brasil, John Briscoe, Yeda assinou um contrato de financiamento de US$ 1,1 bilhão de dólares, que reduziu o impacto dos pagamentos mensais da dívida a partir do ano de 2008.

O evento, que tem por tema “Dívida Pública: a Tensão entre Receita e Despesa Públicas no Modelo de Estado Brasileiro”, é realizado entre os 28 e 29 de setembro de 2017, pela Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS) e pela Escola Superior de Advocacia Pública (ESAPERGS).

Texto: Izys Moreira/ Ascom YC
Data da Notícia: 29/09/17

Clique AQUI e veja mais fotos do Congresso.

 

Deixe um Comentário