Destaques

Destaques 2017-07-09T21:22:03-03:00

Yeda Crusius é destaque em programa da Câmara Municipal de POA sobre mulheres na política

Entrevistada no programa “Trajetórias”, da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), a  presidente do Secretariado Nacional do PSDB—Mulher, Yeda Crusius, destacou a necessidade de mais mulheres em todos os setores sobretudo na política.

19 de maio de 2022|

Yeda Crusius será titular em colegiado responsável pela gestão compartilhada da Federação PSDB-Cidadania

Em entrevista ao programa Bastidores do Poder, com Guilherme Macalossi, na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre (RS), a presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, fez uma análise do cenário político para 2022 e das movimentações dentro do PSDB em preparação para a campanha eleitoral. A tucana é uma das titulares do colegiado formado por 14 integrantes do PSDB e 6 membros do Cidadania que será responsável pela gestão compartilhada da Federação PSDB-Cidadania pelos próximos quatro anos. Ouça a entrevista completa aqui

5 de abril de 2022|Tags: , , , , |

Porto Alegre de 2022 na Espanha de 2014

Nesta crônica, busquei memórias de acontecimentos e citação de artigos que trazem pontos comuns entre guerra, terceira via e eleições. Um desses acontecimentos foi o 15 de maio de 2014 e as profundas mudanças que permitiram emergir na cena política Pedro Sanchéz, hoje o Primeiro Ministro da Espanha. Foi um dos líderes do M15, movimento formado em 15 de maio de 2014 durante as eleições espanholas, sendo eleito e reeleito desde então para conduzir a política parlamentarista daquele país a partir da condução do país por uma Terceira Via. Neste 2022 no Brasil, nas eleições gerais, busca-se também a construção de uma Terceira Via que nos leve longe dos extremos, que nos apertam e sufocam desde 2018. Venha conferir mais trechos históricos que nos levam a entender melhor a nossa atual conjuntura. Bom proveito!

O mundo de ontem “já era”…

Compartilho aqui uma análise de Fernão Lara Mesquita sobre o triste ataque à Ucrânia. Ele destaca a determinação da Ucrânia, que prefere morrer lutando a voltar ao passado soviético. "Volodymyr Zelensky levanta-se formidável, inspirando seu povo contra Putin e suas bombas atômicas, armado tão somente de uma atitude moral num mundo amoral. Um herói numa era de anti-heróis. A humanidade estava com saudades disso!"

Vale a leitura!

8 de março de 2022|

Vírus não morrem, adormecem

Neste artigo relato como eu, em meio à estimulante descoberta de navegar pelos teclados em plataformas, mas continuando com as canetas, as telas do kindle, os bordados, as tintas e os pincéis, vou experimentando mergulhar na busca da “consciência de mim”, como pessoa dessa geração que escreve depois de ter tanto experimentado na ação cotidiana da interação com O Outro. Aproveito ainda a riqueza contida nos streamings da vida, que trazem toda a filmografia mais o mundo pelo YouTube, ilimitado. E vou formando a minha lista. Compartilho. E peço a sua, fruto desse isolamento forçado, caro leitor, cara leitora.

28 de fevereiro de 2022|Tags: , , , , |

Yeda Crusius comenta forte seca que tem prejudicado o agronegócio do RS

A falta de água tem causado prejuízos a diferentes atividades rurais no Rio Grande do Sul, como em plantações de milho, soja, arroz, uva e na produção leiteira. Não só os cultivos agrícolas destinados à comercialização estão registrando expressivas perdas, mas também a própria subsistência de muitas famílias está em risco. Ao comentar a situação, Yeda Crusius, vice-presidente do PSDB [...]

18 de janeiro de 2022|Tags: , , , , , |