Blog

Liberdade ou controle: tecnologia e pandemia, economia e violência

O exercício da democracia exige interação e liberdade. Cientes disso, criamos este jornal semanal digital, e com ele exercitamos nós, do PSDB Mulher, o fazer política no mundo digital - sempre olhando Hanna Arendt e O Que é Política. Nesta edição, completamos um ciclo, temos contado com a valiosa cooperação de parceiros pensadores da nossa era política brasileira (ver no nosso site).

2021-07-20T16:53:36-03:00 20 de julho de 2021|

Política para todos pela ação partidária


É no exemplo das ações das Luizas do Brasil que me baseio para dirigir-me aos homens e mulheres que fazem política partidária e chamar a sua atenção ao tema da violência política contra mulheres. Consciente ou inconscientemente, quando se faz política partidária sem considerá-la como uma questão de gênero, frequentemente se está ajudando na sua reprodução, seja por intenção, seja por gesto, ou por inação.

 

2021-06-21T21:35:40-03:00 21 de junho de 2021|

Luízas e as ações políticas para além dos partidos

Assim como no estudo das raízes ancestrais da violência, é preciso avançar na ação política que nos permite sonhar com uma sociedade mais justa, menos violenta, mais fraterna e sustentável. Fazem parte da sociedade patriarcal estruturada como a que vivemos pessoas que, sem recorrer à espada com o uso da violência, com a promoção de guerras – mesmo as virtuais das fake news, usam outras ferramentas disponíveis para construir a necessária mudança.

2021-06-21T21:46:15-03:00 21 de junho de 2021|Tags: |

Lázaros e as raízes ancestrais da violência

Até ontem, a caçada ao mais recente serial killer de mulheres do país continuava. Driblando a força-tarefa policial, com cobertura da imprensa, continuava escapando. Solto da meu ip prisão onde deveria continuar pagando por crimes já cometidos, graças a um sistema de justiça todo disfuncional, continuou na sua triste sina de matador de mulheres.

2021-06-21T20:52:00-03:00 21 de junho de 2021|

Yeda Crusius debate importância da mulher na política em live com a JPSDB de Camaçari

As tucanas debateram sobre a importância da mulher na política e como a cultura patriarcal da sociedade brasileira afeta a representação feminina nos espaços de poder.

2021-06-05T23:28:34-03:00 2 de junho de 2021|Tags: , , , , , |

“O mundo quer democracia quando ela está fraquejando”, destaca Yeda Crusius ao participar de live na terça (25)

Yeda Crusius participou de uma live com o presidente da Diversidade Tucana do Rio de Janeiro e ativista de Direitos Humanos, Jobson Camargo. Discutiram os desafios das mulheres na política, gestão pública e a atual conjuntura do país.

Única governadora da história do PSDB e do RS, Yeda Crusius fala sobre representatividade em entrevista à Rádio Guaíba

Esta semana foi inaugurada a Galeria dos Governantes do Rio Grande do Sul em comemoração ao centenário do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Entre eles, está a única mulher a administrar o estado na história: Yeda Crusius. Ela esteve a frente do governo do Rio Grande do Sul de 2007 a 2010. Seus feitos na […]

Yeda Crusius e João Doria discutem prévias, política e paridade de gênero em debate promovido pelo PSDB-Mulher

Transmitida pelo Youtube, a live foi acompanhada por uma média de 160 pessoas ao vivo, que assistiram aos tucanos discutirem sobre prévias, política, o papel de um presidente da República e paridade de gênero, um dos itens chave do Planejamento Estratégico do PSDB-Mulher para 2021 e 2022.

2021-06-05T23:14:26-03:00 15 de maio de 2021|Tags: , , , |

Yeda Crusius e Diversidade Tucana debatem importância da participação de mulheres LGBT na política

As tucanas lembraram que as eleições municipais de 2020 tiveram um recorde de participação de mulheres lésbicas e trans. Porém, é preciso ampliar esse número, garantindo formas de apoiar a diversidade dentro dos quadros partidários e garantindo a igualdade de direitos.

Violência política de gênero: “Ao limite da morte se intimidam mulheres que querem fazer política”, denuncia Yeda Crusius

A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, foi uma das convidadas para debater a violência política contra a mulher e o empoderamento feminino intrapartidário em uma live promovida pela Women’s Democracy Network (WDN) Brasil, nesta segunda-feira (12/4).