Biografia

Versão Resumida:

YEDA RORATO CRUSIUS

Economista, professora universitária, tem dois filhos: César e Tarsila, e quatro netos: João Guilherme, Vinícius, Helena e Victória.

Graduada pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada pela FIPE/USP – Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da USP e pela Universidade do Colorado (EUA), tem mestrado pela Universidade de Vanderbilt (EUA).

Professora titular do Departamento de Ciências Econômicas, coordenadora de pesquisas do Centro do Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), coordenadora do curso de pós-graduação em Economia, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas ( UFRGS).

Ministra do Planejamento no governo Itamar Franco (1993). Foi eleita pelo PSDB deputada federal pelo Rio Grande do Sul por 4 mandatos, e governadora do RS por 1 mandato.

Fundadora e presidente do Secretariado Nacional da Mulher (PSDB Mulher). Presidente do ITV – Fundação Instituto Teotônio Vilela nacional, responsável pela formação política e formulação programática do PSDB.

Uma das “100 cabeças” do Congresso Nacional – parlamentares mais influentes (Arko e Advice), foi relatora e autora de várias leis. Presidente da Comissão de Finanças e Tributação (1999), vice-presidente da Comissão de Orçamento, e membro de outras comissões e CPIs, e de diversas comissões ligadas a temas de interesse do estado do RS. Presidente da Comissão Mista (Câmara-Senado) que tratou do saneamento dos Bancos Oficiais Federais, responsável pela renegociação global da dívida agrícola (2002).

Primeira governadora do Estado do Rio Grande do Sul, (2007-2010), liderou o projeto de desenvolvimento que conquistou o Déficit Zero (2008), com o registro de altas taxas de crescimento do PIB, melhoria em todos os indicadores sociais, e projetos de infraestrutura e investimentos inovadores.Mercosul. Membro de diversas CPIs – Comissões Parlamentares de Inquérito, e de diversas Frentes Parlamentares. Fundou e preside atualmente a Frente Parlamentar Mista de Prevenção da Violência.

Durante sua gestão o Estado realizou operação modelo com o Banco Mundial, reestruturando a dívida no valor de US$ 1 bilhão (2008). Pela inovadora operação do IPO do Banrisul (2007), conquistou o maior resultado registrado até então para um banco.

Comunicadora e articulista, sua bibliografia conta com artigos veiculados em jornais e revistas de circulação nacional e local.
Tem vários artigos e livros publicados. Em sua obra mais recente, “Coragem e Determinação: um Infinito Ainda Por Fazer”, publicada pela Editora Age, Yeda Crusius fala de sua vida e de muitas ações de seu governo.

 

 

Veja o vídeo sobre o lançamento do livro, no dia 26 de junho de 2014:

 

 

 CONDECORAÇÕES E AGRADECIMENTOS

 



Clique abaixo para acessar ou fazer o download da biografia completa:

 

Arquivo Pessoal:

Yeda Crusius com as gurias do vôlei

2020-07-31T15:27:24+00:00