Yeda Crusius: viva o Cais Mauá!

26/08/10 – Instituição e Nomeação da Comissão de Licitação do Projeto de Revitalização do Cais Mauá. Créditos: Antônio Paz

“Celebremos o futuro que virá com essa obra”, diz deputada federal e ex-governadora

O tempo é o senhor da razão. Nem tudo acontece de imediato. Às vezes temos de esperar um pouco mais, um pouco menos, até que a semente plantada resulte na colheita de belos frutos. É o caso do nosso Cais Mauá – que, enfim, terá suas obras de revitalização iniciadas, para em alguns anos trazer um cenário totalmente novo para Porto Alegre.

A origem remonta ao final de 2007, quando optamos por um caminho inovador, como desejava a cidade. Nosso governo fez um concurso internacional, seguido de licitação pública, seguindo a legislação referente ao setor. Três anos após, assinamos o contrato de arrendamento do espaço com a iniciativa privada. Foi o marco do início da recuperação do local, hoje infelizmente sem vida e sofrendo com a degradação do tempo.

Mas, como quase tudo o que acontece no Rio Grande do Sul, o cais sofreu com a ação do balde de caranguejos. Aqueles tipos que só andam de lado, criando obstáculos para quem tenta ir adiante. Muitas dificuldades surgiram no meio do caminho, dificultando o avanço do projeto. O barulho e a articulação de uma minoria retardaram os benefícios que viriam para todos.

Um tempo precioso se perdeu até que barreiras fossem removidas. Mas isso é passado.
Um tempo precioso se perdeu até que as barreiras fossem removidas. Mas isso é passado. Celebremos o futuro que virá com essa obra, que elevará nossa capital a outro patamar. Teremos um espaço cheio de vida e alegria, aproximando a população do lago Guaíba e tornando Porto Alegre ainda mais reconhecida no Brasil e no Exterior. O cais será, além de um belo cartão-postal, impulsionador do desenvolvimento e do turismo gaúcho.

Um feito que só terá sido possível graças à perseverança de muitas pessoas. De nossa equipe de ouro e altamente qualificada, que teve a coragem de dar o primeiro passo há oito anos. Dos agentes do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre, que lutaram para vencer os desafios no período que se seguiu, independentemente de ideologias. E dos parceiros privados, que acreditaram e concretizarão essa iniciativa.

A colheita está acontecendo. As sementes que plantamos trarão um novo momento para nossa capital, realizando um sonho de décadas e devolvendo aos porto-alegrenses um de seus mais belos e importantes patrimônios. Viva o Cais Mauá!

Fonte: Zero Hora
Data do Artigo: 05/03/2018

2018-03-06T21:20:27+00:00 5 de março de 2018|Tags: , , , , |

Deixe um Comentário