Yeda abre seminário destacando importância de conexão com sociedade

Crédito da foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

Começou com lotação máxima o primeiro seminário de 2018 do PSDB Mulher/Fundação Konrad Adenauer (KAS), na tarde desta quinta-feira (15), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, RS. O tema: “Os Desafios das Eleições de 2018 e a Importância do Senso Crítico e Propositivo para a Capacitação Política”, mostra a prioridade do segmento em tempos tão complexos como o que o Brasil está vivendo. A presença de mais de cem mulheres, provenientes de sete estados da Região Sul/Sudeste, é indicativa da crescente participação feminina na política, uma das prioridades da presidente nacional do PSDB Mulher, a deputada federal Yeda Crusius (RS), que abriu o evento, cobrando um discurso afinado das participantes. Também participaram da abertura Marina Caetano, coordenadora de Projetos da KAS Brasil, Solange Jurema, ex-presidente do Secretariado Nacional da Mulher e a deputada federal Mariana Carvalho (RO), tesoureira do Instituto Teotonio Vilela (ITV).

A anfitriã do seminário e presidente nacional do PSDB Mulher homenageou os homens presentes ao dar boas vindas especiais ao deputado estadual Adilson Frota, que vai acompanhar o evento com duas assessoras e, por compreender a sociedade como nós mulheres, entendemos, como parlamentar leva essa pauta como nós levaríamos.

Outra homenagem ficou reservada à vereadora Marielle de Franco, do Rio de Janeiro, assassinada com seu assessor na quarta-feira (14), com indícios de execução. “Não importa o partido eu gostaria de dar [a ela] os 60 mil tweets que dei hoje de manha, e representam os 60 mil mortos todos os anos, no nosso país. Ela é parte das minorias que as mulheres representam, peço que o colegiado emita uma nota repudiando a violência, em nome do PSDB Mulher Nacional e do PSDB Mulher de Porto Alegre”.

Yeda lembrou também Stephen Hawking, que da mesma maneira que a deputada Mara Gabrilli, mesmo em uma cadeira de rodas, jamais se permitiu parar. “A tecnologia e a ciência parecem distantes do mundo das meninas, e é preciso lembrar Stephen Hawking, que trouxe a compreensão do Universo e do mundo para mais perto de nós. E essa é outra homenagem a ser feita, porque quando olharmos para o céu em uma noite escura, vamos poder ver que outra estrela nasceu”.

Em seguida a deputada falou sobre suas expectativas quanto ao evento: “Acordei hoje com duas considerações”, disse Yeda. “A primeira delas é que nós estamos dizendo: Mulheres, ei onde vocês estão? Vamos fazer política? Vocês querem participar? Outra manifestação é sobre a necessidade que temos de sentir como está a sociedade hoje e o que devemos fazer para responder a ela, que espera de nós uma resposta a seus anseios. E nós, como vamos sair daqui depois dos dois dias de debates sobre o momento que vivemos?”

Yeda Crusius cobrou empenho e compromisso das participantes. “Além da KAS, a Fundação ITV, agora com Mariana de Carvalho como tesoureira, nós também temos como raiz de formação do partido uma palavra chamada responsabilidade. Esse curso custa de dinheiro público. Por isso vamos divulgar e dizer o que a gente está fazendo aqui, maduramente. Há naquela atividade final que é entre nós dizer, participei? Colaborei? Como eu saio daqui mulher fazendo política? Como podemos sentir essa rejeição e como podemos melhorar essa perspectiva da sociedade de que SIM podemos fazer uma boa política”.

“Em 98 o PSDB Mulher foi criado, e a KAS nos chamou para participar dos cursos com eles. Em 2018 estamos escrevendo os 20 anos do Secretariado Nacional da Mulher, contando com o total apoio do presidente Geraldo Alckmin, do senador Tasso Jereissati, na bancada do Congresso. É preciso conhecer nosso Estatuto, saber a que se propõe o partido. A que se propõe a KAS? Temos que ter unidade, temos que ter coerência, temos que ter propostas. Bom curso para todas”, encerrou Yeda.

SERVIÇO:

Data: Quinta-feira (15)

Horário: Início às 12h e encerramento às 20h

Sexta-feira (16)

Horário: Início às 7h30 e encerramento às 15h45

Local: Hotel Plaza São Rafael, Porto Alegre, RS
Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS, 90030-140

*Contato para informações/ PSDB Mulher Nacional: (61) 99867-5994

Por Beatriz Ramos
Fonte: Ascom YC
Data: 15/03/18

Clique AQUI e veja mais fotos do Seminário.

Deixe um Comentário