Uma parte da história do PSDB busca novos rumos

Júlia, no centro da foto, de blusa rosa bordada e calça preta, na comemoração do Outubro Rosa do PSDB Mulher/2016

*Por Yeda Crusius

Ao contrário do que muitos pensam, partidos políticos não são entidades públicas e sim “organizações privadas da sociedade que reúnem pessoas que concordam com determinado programa político e dispostas a obedecer a um estatuto organizacional”, como Augusto de Franco definiu tão bem. Muitas dessas pessoas não exercem cargos políticos, mas vivem com intensidade e dedicação a história do partido, o fazem andar, são fundamentais para seu funcionamento.

É sobre uma delas que escrevo hoje, porque soube que vai nos deixar, após trinta anos de trabalho e tanta dedicação que sua vida se confunde com a própria trajetória do PSDB. Foi Julia Bulgarelli a responsável pela ata da fundação do partido, saiu do material escolar de seus filhos a primeira resma de papel usada pelos tucanos, ainda em fase de organização.

Foto do perfil do Facebook

Alegre, solidária e apaixonada pelos ideais tucanos, Julinha, como nós a chamamos, é uma testemunha viva – e discreta – de nossos muitos acertos e outros tantos tropeços. Sorriso pregado no rosto, jamais trouxe para o trabalho os problemas de casa, como a sua geração de mulheres que trabalhava fora aprendeu a fazer: separação, perda do filho, AVC… a tudo essa lutadora enfrentou – já que a alguns baques não se supera – sem que os menos atentos sequer suspeitassem o que acontecia com ela.

Certa vez o então presidente do PSDB, Arthur da Távola, perguntou qual o segredo dela, que conseguia dizer “não” tantas vezes a seus interlocutores e mesmo assim ser adorada por todos. “Quando saio de casa deixo todos os meus problemas lá, e trato a todos bem”, foi a resposta. É verdade.

Nós, do PSDB Mulher, desejamos sorte e saúde nesta nova fase, agradecendo por tudo, inclusive pela risada franca e pelo trabalho sério. Muito obrigada, Júlia, seja feliz!

*Presidente Nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius é economista e deputada federal pelo PSDB-RS em seu quarto mandato. Já ocupou os cargos de Ministra do Planejamento e Governadora do Rio Grande do Sul

Data do Artigo: 09/02/2018

2018-02-19T10:14:58+00:00 9 de fevereiro de 2018|Tags: , , , , |

Deixe um Comentário