Separata: O futuro é hoje. Fim de ciclo. Bem-vindo o novo – Novembro/2018

Separata: O futuro é hoje. Fim de ciclo. Bem-vindo o novo – Novembro/2018

O futuro é hoje. Como economista estudo há décadas a teoria e a história dos ciclos. Não só a dinâmica econômica, mas a própria vida evolui através deles. O fim de um ciclo cria as condições e o espaço do próximo. Meu ciclo na política começou há 30 anos, quando outro – o de comunicadora, consultora de Economia, e de acadêmica da UFRGS – se deparava com o novo dos anos 90.

Hoje, em 2018, as eleições gerais marcam o fim de um ciclo iniciado na estruturação constituinte do Estado Democrático de Direito brasileiro, em 1988. Estamos no mesmo ponto de partida de há 30 anos, quando do processo Constituinte, com o mesmo e forte dilema: o que fazer para construir um futuro melhor, que dê mais sanidade e qualidade à nossa convivência social nesse novo ciclo?

O encadeamento dos fatos que duram átimos nesses nossos entontecedores tempos me trouxe a um encontro marcado regimentalmente para um Grande Expediente, na tribuna da Câmara dos Deputados. No dia 30 de outubro de 2018 às 15h, deixei, para o plenário e para os espectadores da TV Câmara, pela última vez nesta legislatura, minha mensagem como Deputada Federal. São 30 anos de vida política celebrados em um dia 30. Nada é por acaso.

Fim de ciclo, portanto. Não há que ter medo. Celebro uma trajetória percorrida, novos rumos a percorrer. Boa leitura!

* Por Yeda Crusius

Clique abaixo para folhear a revista digital e/ou faça o download da publicação. O arquivo pode demorar alguns segundos enquanto o PDF é carregado. Aguarde!

2018-11-21T12:05:40+00:00 13 de novembro de 2018|

Deixe um Comentário