Participação de mulheres na eleição ainda é baixa, revela pesquisa

09/03/18 – Encontro com Lideranças de Doutor Ricardo/RS e Homenagem à Parlamentar. Foto: Ascom YC.

No Ranking de Presença Feminina no Poder Executivo 2018, divulgado pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI), o Brasil ocupa a 161ª posição dentre os 186 países analisados. Ano passado, o país ocupava o 115º lugar nesse ranqueamento. A piora na participação das mulheres na política também é sentida nas eleições deste ano: embora representem 52,5% do eleitorado, apenas 32,2% das candidaturas são femininas.

Embora desde 1997 a lei eleitoral brasileira exija que no mínimo 30% das vagas em disputa para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras municipais sejam destinadas às mulheres, os partidos e coligações não cumprem à risca essa determinação – mesmo estando sujeitos a punições por esse comportamento. O principal motivo alegado é a suposta falta de interesse das próprias mulheres em concorrer.

Com o conhecimento de quem foi a primeira e única mulher a governar o Rio Grande do Sul em toda história, a deputada federal Yeda Crusius, candidata à reeleição pelo PSDB, acredita que a sociedade pode avançar nessa pauta. “Há todo um potencial para elegermos mais mulheres. Os partidos estão percebendo a demanda social para promover a participação da mulher, para que a sociedade seja mais igualitária, menos injusta e com políticas públicas mais eficientes”, avaliou.

Trabalho pela região

Como governadora, Yeda Crusius teve um trabalho que ainda hoje é lembrado pelas populações do Vale do Taquari e do Alto da Serra do Botucaraí. Um dos destaques é a pavimentação da RS-332, entre Arvorezinha e Soledade, uma obra de 33 quilômetros que há décadas era reivindicada pelas comunidades da região.

Também foi na gestão de Yeda que Doutor Ricardo, a Terra do Filó, viu um sonho sair do papel: o asfaltamento da estrada de acesso à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que vem ano a ano impulsionando o turismo religioso local.

Na Câmara Federal, Yeda Crusius tem forte atuação nas áreas de finanças, segurança pública, infraestrutura e saúde. Somente entre 2017 e 2018 garantiu, para mais de 200 cidades, emendas e apoios para viabilização de obras junto ao governo federal.

Por Camila Floriano
Fonte: Jornal Eco Regional
Data da Notícia: 25/09/18

Deixe um Comentário