Ministro de Segurança Institucional recebe a Frente da Prevenção da Violência de Yeda Crusius

Foto: Ascom YC

Na tarde desta terça-feira (03), a deputada federal Yeda Crusius (PSDB/RS) esteve em audiência com o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional – GSI, Sérgio Westphalen Etchegoyen, para apresentar a Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência na Câmara dos Deputados, de sua autoria. Mais de 200 deputados e senadores já apoiaram a Frente, que está prevista para ser lançada no próximo dia 24 de outubro.

“O objetivo geral desta Frente Parlamentar Mista de Prevenção à Violência é propor a articulação e integração de ações de prevenção à violência envolvendo os diversos agentes sociais formais e informais, com vistas à composição de uma rede social de serviços nos municípios brasileiros. É para enfrentar essa grave situação, pelo menos aqui no Brasil, que resgato uma experiência de meu governo no Rio Grande do Sul que deu extremamente certo”, enfatiza Yeda Crusius.

Em sua gestão como governadora do Rio Grande do Sul (2007-2010), Yeda Crusius elaborou um Programa de Prevenção à Violência (PPV) focado nas comunidades de maior risco do estado. Por meio de convênios e ações integradas, Yeda conseguiu reduzir a taxa de criminalidade e violência em várias cidades. Foi estimulada a inserção de jovens dos bairros mais violentos em políticas sociais.

“O programa possibilitou selecionar, a partir do mapa da violência, os 50 bairros mais violentos do Rio Grande do Sul e fazer investimentos na área de segurança. O número de homicídios foi reduzido com políticas baseadas em um programa municipalizado de prevenção à violência. É um retrocesso o que vivemos hoje, é uma barbárie o que nós estamos vendo em relação à segurança pública no Brasil. A violência é uma epidemia no Brasil e, antes mesmo de ser combatida, precisa ser prevenida”, afirmou a tucana.

Texto: Izys Moreira/ Ascom YC
Data da Notícia: 04/10/17

Deixe um Comentário