Completando 100 Anos

Datas são importantes. Afinal, é o tempo que nos dá a principal referência para nos localizarmos no mundo e na vida. Pois 26 de fevereiro é uma dessas datas para celebrar: completa 1 século de vida o Dr. João Gomes Mariante. Psicanalista de exitosa trajetória, jornalista, amigo de seus amigos, sempre presente com seus artigos sobre os temas da hora. Até hoje publica o Jornal Mente e Corpo, de qualidade ímpar.

De toda a sua produção literária, quero destacar um livro que me guiou nos caminhos psicanalíticos para a compreensão humana das principais figuras da Revolução de 1930, publicado em 1997, marcando a História do Brasil a partir dos seus “Os Três Azes de Trinta”: Getúlio Vargas, Flores da Cunha e Osvaldo Aranha. De fino humor e respeito à verdade, Dr. Mariante deu o toque psicanalítico aos eventos daquele tempo. Esgotado o livro, fez a revisão e publicou em 2010 nova versão com o título “Os Três no Divã”. Tendo vivido, e de certa forma, convivido com o mundo de Vargas, escreveu e publicou em 2016 “Getúlio Vargas: o Lado Oculto do Presidente”.

A família e as centenas de leitores, de amigos, de pacientes que ajudou nos caminhos do conhecimento pessoal estão, junto com o aniversariante, de parabéns. Vida Longa ao Dr. Mariante.

* Yeda Crusius é presidente Nacional do PSDB-Mulher, deputada federal no quarto mandato pelo Rio Grande do Sul, ex-governadora e ex-ministra do Planejamento.

Data do Artigo: 26/02/18

2018-02-26T17:48:17+00:00 26 de fevereiro de 2018|Tags: , , , , , |

Deixe um Comentário