Biografia

Versão Resumida:

YEDA RORATO CRUSIUS

Economista, professora universitária, política, comunicadora, tem dois filhos: César e Tarsila, e quatro netos: João Guilherme, Vinícius, Helena e Victória. Radicada em Porto Alegre desde 1970.

Formação Acadêmica

Graduada pela Universidade de São Paulo (1966), pós-graduada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da USP (1968) e pela Universidade do Colorado- EUA (1969), tem mestrado pela Universidade de Vanderbilt – EUA (1971).

Professora e pesquisadora, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora titular do Departamento de Ciências Econômicas, coordenadora de pesquisas do Centro do Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), coordenadora do curso de pós-graduação em Economia, vice-diretora e diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas.

Atuação Político-Partidária

Filiada ao PSDB, foi ministra do Planejamento no governo Itamar Franco (1993), eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul (1994), atualmente está no quarto mandato. Eleita Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, governadora de 2007 a 2010.

Fundadora e primeira presidente do Secretariado Nacional da Mulher – PSDB Mulher (1998), do qual é presidente eleita. Presidente da Fundação Instituto Teotônio Vilela nacional, responsável pela formação política e formulação programática do PSDB (2001/2003). Presidente do PSDB/RS (2005/2006). Membro da Executiva Nacional do PSDB desde 1995.

Atuação Parlamentar

Destaque: uma das “100 cabeças” do Congresso Nacional – parlamentares mais influentes, avaliações de órgãos como o Diap e a Arko Advice.

Membro da Comissão de Tributação e Finanças, da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Integrante de comissões permanentes na área de Tributação, do Orçamento e de Economia, Relações Exteriores, Direitos da Mulher.

Participou de diversas comissões ligadas a temas como os das Comissões de Economia, Especial de Reforma Previdenciária, Especial de Reforma Tributária e a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Membro de diversas CPIs – Comissões Parlamentares de Inquérito, e de diversas Frentes Parlamentares. Fundou e preside atualmente a Frente Parlamentar Mista de Prevenção da Violência.

Presidente da Comissão Mista (Câmara-Senado) que tratou do saneamento dos Bancos Oficiais Federais, responsável pela renegociação global da dívida agrícola aprovada no ano de 2002.

Projetos de Lei de sua autoria em 2017

• PL 7.491/2017 sobre a isenção do IPI para veículos da perícia criminal;
• PL 8.860/2017 para facilitar o acesso a informações sobre os gastos públicos;
• PL 9.322/2017 para instituir o Plano Nacional de Prevenção à Violência.

Comissões Parlamentares em 2017, como titular ou suplente

• Comissão de Finanças e Tributação (CFT);
• Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS);
• Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER);
• Comissão Especial Cultura Da Paz;
• Comissão Especial Destinada a Proferir Parecer ao Projeto de Lei n.º 2438/15, da Comissão Parlamentar de Inquérito Destinada a Apurar as Causas, Razões, Consequências, Custos Sociais e Econômicos da Violência, Morte e Desaparecimento de Jovens Negros e Pobres no Brasil, que “Institui O Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens, Estabelece a sua Avaliação e dá Outras Providências” – Enfrentamento ao Homicídio de Jovens;
• Comissão Especial Destinada a Proferir Parecer ao Projeto de Lei n.º 6726/16, do Senado Federal, que “Regulamenta o Limite Remuneratório de que Tratam o Inciso XI e os §§ 9º e 11 do Art. 37 da Constituição Federal” – Teto Remuneratório;
• Comissão Especial Destinada a Proferir Parecer ao Projeto de Lei n.º 8456/17, do Poder Executivo, que “Altera a Lei Nº 12.546/11, quanto à Contribuição Previdenciária Sobre a Receita Bruta, a Lei n.º 8.212/91, a Lei nº 8.218/91, a Lei nº 9.430/96, a Lei nº 10.833/03, e a Lei n.º 11.457/07” – Altera a Carga Tributária;
• Comissão Mista da Medida Provisória 780/2017 – Regularização de Débitos Não Tributários;• Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher (CMCVM).

Governo do Estado

Primeira mulher eleita governadora do Estado do Rio Grande do Sul, (2007-2010), liderou o projeto de desenvolvimento que conquistou o Déficit Zero (2008) com melhoria em todos os indicadores sociais, e condutora de projetos de investimentos inovadores como a Revitalização do Cais Mauá e do Plástico Verde.

Durante sua gestão o Estado realizou uma operação modelo com o Banco Mundial, o primeiro contrato do BIRD com um estado subnacional, ao reestruturar a dívida no valor de US$ 1 bilhão; e teve o maior resultado bancário pela operação do IPO – Lançamento Primário de Ações do Banrisul, no valor de US$ 1,2 bilhão.

Atividade de Comunicadora

Pesquisadora, comunicadora e articulista, sua bibliografia conta com artigos veiculados em jornais e revistas de circulação nacional e estadual.

Tem vários livros publicados, como autora e coautora. Em sua obra mais recente, Coragem e Determinação: um Infinito Ainda Por Fazer”, publicada pela Editora Age em 2014, Yeda Crusius fala de sua vida e de muitas ações de seu governo.

 

Veja o vídeo sobre o lançamento do livro, no dia 26 de junho de 2014:

 

 

 CONDECORAÇÕES E AGRADECIMENTOS

 



Clique abaixo para acessar ou fazer o download da biografia completa:

 

Arquivo Pessoal:

Yeda Crusius com as gurias do vôlei

2018-04-18T14:49:39+00:00