Biografia

Versão Resumida:

YEDA RORATO CRUSIUS

Economista, professora universitária, tem dois filhos: César e Tarsila, e quatro netos: João Guilherme, Vinícius, Helena e Victória. Radicada em Porto Alegre desde 1970.

Formação Acadêmica

Graduada pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da USP e pela Universidade do Colorado (EUA), tem mestrado pela Universidade de Vanderbilt (EUA).

Professora e pesquisadora, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora titular do Departamento de Ciências Econômicas, coordenadora de pesquisas do Centro do Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), coordenadora do curso de pós-graduação em Economia, vice-diretora e diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas.

Atuação político-partidária

Filiada ao PSDB, foi ministra do Planejamento no governo Itamar Franco (1993), eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul, atualmente está no quarto mandato.

Fundadora e primeira presidente do Secretariado Nacional da Mulher (PSDB Mulher), do qual é presidente de honra. Presidente da Fundação Instituto Teotônio Vilela nacional, responsável pela formação política e formulação programática do PSDB, dinamizando suas publicações, cursos e seminários temáticos. Presidente do PSDB/RS. Membro da Executiva Nacional do PSDB pelo terceiro biênio.

Atuação Parlamentar

Uma das “100 cabeças” do Congresso Nacional – parlamentares mais influentes, de acordo com pesquisas feitas por órgãos como o Diap e a Arko Advice.

Titular da Comissão de Tributação e Finanças e suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Integrante de comissões permanentes na área de Tributação, do Orçamento e de Economia, Relações Exteriores.

Presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, em 1999. Participou também de diversas comissões ligadas a temas de interesse do estado como a Comissão de Economia, a Comissão Especial de Reforma Previdenciária, a Comissão Especial de Reforma Tributária e a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Terceira vice-presidente da CPI dos Planos de Saúde e membro de diversas CPIs.

Presidente da Comissão Mista (Câmara-Senado) que trata do saneamento dos Bancos Oficiais Federais, responsável pela renegociação global da dívida agrícola aprovada no ano de 2002.

Governo do Estado

Primeira governadora do Estado do Rio Grande do Sul, (2007-2010), liderou o projeto de desenvolvimento que conquistou o Déficit Zero (2008) com melhoria em todos os indicadores sociais e projetos de investimentos inovadores.

Durante sua gestão o Estado realizou uma operação modelo com o Banco Mundial, ao reestruturar sua dívida no valor de US$ 1 bilhão e teve o maior resultado bancário pela operação do IPO do Banrisul.

Atividade de comunicadora

Comunicadora e articulista, sua bibliografia conta com artigos veiculados em jornais e revistas de circulação nacional e estadual.

Tem vários livros publicados, como autora e coautora. Em sua obra mais recente, Coragem e Determinação: um Infinito Ainda Por Fazer”, publicada pela Editora Age, Yeda Crusius fala de sua vida e de muitas ações de seu governo.

 



Clique abaixo para acessar ou fazer o download da biografia completa:

 

Arquivo Pessoal:

Yeda Crusius com as gurias do vôlei

2017-09-20T20:11:44+00:00